terça-feira, 9 de outubro de 2012

OLP - PARABÉNS JOÃO PAULO!


O texto produzido pelo aluno João Paulo Barbosa, da turma 2º E, foi selecionado para a etapa estadual da 3ª edição da Olimpíada da Língua Portuguesa. 
As Comissões Julgadoras Estaduais farão a leitura e seleção dos textos semifinalistas até o dia 17 de outubro de 2012. Nossos cumprimentos ao aluno, à professora Jucilane Lima Giló, à direção e a todos que colaboraram para a realização desse trabalho.

Informações  sobre o texto selecionado:
TÍTULO DO TEXTO: SOB UM NOVO OLHAR
CATEGORIA: Artigo de Opinião
ALUNO AUTOR: JOÃO PAULO BARBOSA
PROFESSORA: JUCILANE LIMA GILÓ
DIRETOR: FRANCISCO HÉLIO RODRIGUES

Leia o texto:

                                         SOB UM NOVO OLHAR

Já é manhã, e com ela chega a rotina diária do meu Aracati, uma cidade turística do litoral leste do Ceará. Pessoas trabalhando, alunos indo à escola, a dona de casa cumprindo seu papel doméstico. Assim como em tantas outras cidades do Brasil, aqui também há desafios. Mas, e quando estes desafios vão além de enfrentar um dia de serviço ou aprender uma lição na escola?
É assim para inúmeras pessoas com algum tipo de deficiência no nosso município. Seja na mobilidade urbana ou nas instituições de ensino, uma dificuldade é constante: a inacessibilidade. Alguns exemplos são: as calçadas em sua maioria não são adaptadas para cadeirantes, e, quando uma pessoa com deficiência visual tenta caminhar, sempre esbarra em algum camelô ou nas mercadorias das lojas, até parece que estes espaços são apenas de uso exclusivo de quem não tem nenhuma deficiência.
            Quando se fala em educação para todos, infelizmente aí vem mais uma prova da falta de acessibilidade, aqui, não exclusivamente do espaço físico, mas também do processo educacional inclusivo.  escola recebe o aluno, todavia não dispõe de profissional capacitado para a educação especial, gerando assim um descompasso entre o real e o ideal. Vale lembrar que neste caso escola e aluno portador de necessidades especiais são vítimas da falta de compromisso dos órgãos públicos para que se cumpra o que já é garantido por lei.
Algumas ações têm sido realizadas pelo poder público, como a construção de rampas em espaços públicos bem como  a oferta de cursos  para capacitar educadores para lidar com tais necessidades. Entretanto, ações como estas ainda não são suficientes mediante às deficiências enfrentadas em Aracati, tendo em vista que, segundo dados do IBGE, há pouco mais de treze mil pessoas com alguma deficiência em Aracati.
            Faz-se necessário que a sociedade aracatiense, conhecida nacionalmente por sua beleza e hospitalidade, abra os olhos para  estes que tanto buscam ser ouvidos e que os caminhos sejam construídos para que possam levar todos ao mesmo destino. Que no futuro seja tudo diferente, e que as barreiras sejam eliminadas, dando um real sentido à palavra igualdade.


João Paulo Barbosa.   2º E

 Parabéns!

Acompanhe as notícias da Olimpíada da Língua Portuguesa pela Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro no sítio eletrônico www.escrevendoofuturo.org.br



Nenhum comentário: